20 fevereiro 2015

O turismo e as pequenas coisas


Esses dias indo para o aeroporto flagrei uma dupla de turistas fazendo pose junto ao mapa do metrô. O pessoal olhava fazia cara de quem não está entendendo nada e saía sacudindo a cabeça.
Em 2012 fui pela primeira vez a Poços de Caldas, MG visitar uma amiga. Em meio aos passeios e minhas milhares de fotos ela não parava de dar risada e dizer "até disso você tá tirando foto?".
Assim que vi a selfie do mapa me lembrei do meu fascínio por coisas absolutamente corriqueiras para os habitantes de Poços. Quando fui para o Rio pela primeira vez tirei foto de um prédio lindo... que não era nada de interessante além de um prédio de escritórios.



O Cristo Redentor é maravilhoso, a Eiffel também. Mas as coisas mais simples e que chamam nossa atenção são algumas das mais legais de fotografar. Coisas que para quem está acostumado são tão normais que nem valem a atenção são um prato cheiro para encantar aquela pessoa que viajou horas para estar ali.



Uma vez que você está fora do seu habitat natural, seja um italiano em São Paulo, seja uma paulistana em Poços de Caldas, tudo vai parecer mais interessante. E mesmo que na verdade não seja tanto, fotografe mesmo assim. Se empolgue com o azulejo bonitinho na lateral daquele restaurante, sente-se e aproveite um pouco o ar daquela pracinha bonitinha atrás do ponto de ônibus. Sinta-se um aventureiro, de significado ao verbo turistar. E não se importe com as pessoas que acham que você está exagerando; tenho certeza que quando elas viajarem elas vão querer fazer igual.


*Todas as fotos desse post são parte das centenas que eu tirei pela cidade e que além de ilustrar o texto, exprimem minha imensa saudade de Poços de Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí o que achou? Comenta; é rapidinho!